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Aprenda a criar Narrativas Imersivas para Jogos Digitais.
A narrativa nos jogos evoluiu, saindo de simples contextos como em Space Invaders, passando por histórias mais elaboradas como em Donkey Kong, até alcançar a complexidade de jogos como The Witcher 3. Mas, como manter a interatividade sem sacrificar a história?
A arte de contar histórias é muito antiga. Ao lado, está a literatura que não nos deixa mentir. Com toda esta trajetória, é normal que os games acabaram incorporando elementos narrativos em seu contexto.
Assim começou com temáticas aplicadas em jogos, como a guerra em Space Invaders. Timidamente foi evoluindo como um carpinteiro salvando sua namorada de um terrível macaco em Donkey Kong. Hoje contamos com narrativas muito elaboradas e com diversas opções de caminhos aos jogador como The Witcher 3, mas eis que surgiu um problema com toda essa evolução: como criar essas narrativas interativas, mantendo a interação como foco principal?
O fato é que usamos diversas práticas do cinema, literatura, histórias em quadrinhos e outras abordagens em narrativas para games. Todavia os jogos vieram contar histórias pela interação, não por meios passivos. Este é o nosso desafio que os profissionais escritores ou game designers enfrentarão ao projetar seus jogos: a narrativa conta com importância e precisa ser construída pela ação, não pela observação dos fatos.
Transforme-as em Aventuras Interativas! Muitas narrativas de jogos acabam sendo meros espectadores de uma história. O Game Script Journey ensina como criar narrativas que colocam o jogador no centro da ação, transformando a experiência de jogo em uma jornada interativa e envolvente.
A falta de planejamento pode levar a uma comunicação desordenada e a um design de jogo incoerente. Nosso curso oferece estratégias eficazes de planejamento e estruturação de roteiros, garantindo que cada elemento do seu jogo esteja alinhado e contribua para uma experiência coesa.
Criar histórias que mantenham os jogadores engajados do início ao fim é fundamental. Aprenda conosco a construir narrativas cativantes, que geram tensão, interesse e mantêm os jogadores completamente imersos no universo do jogo.
Histórias que não se alinham com a mecânica de jogo quebram a imersão. O Game Script Journey foca na integração harmoniosa entre história e jogabilidade, garantindo que cada elemento do jogo enriqueça a narrativa e vice-versa.
Inconsistências e incoerências narrativas podem arruinar a experiência do jogador. Nosso curso aborda técnicas para manter a consistência da história, mesmo em jogos com narrativas não lineares, assegurando que cada escolha do jogador contribua para um enredo coeso e envolvente.
Com o Game Script Journey, Você Estará Equipado para:
Meu nome é Fabiano Naspolini de Oliveira e atuo na área de jogos desde 2006, quando comecei estes estudos na faculdade. Sou formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Especialista em Game Design, Gestão Estratégica em Marketing e Docência para Educação Profissional, além de Mestre em Tecnologias da Informação e Comunicação. Eu escrevo desde os meus 12 anos e tinha o problema de não conseguir terminar as minhas histórias. Uma vez que entendi com clareza a organização e estrutura, ficou mais fácil. O próximo desafio foi aplicar essas práticas em jogos digitais. Na minha experiência, já tenho mais de 15 jogos no meu portfólio, tanto educativos, advergames quanto de entretenimento, feitos para jogadores e empresas. O que me propiciou aplicar conceitos de narrativas neles para dar mais imersão. Toda essa experiência veio dos meus estudos, experimentos sozinho e, no passado, tive um estúdio de jogos chamado “Céu Games”. Hoje sou game designer e cuido do site Fábrica de Jogos, portal sobre desenvolvimento de jogos com canal no Youtube voltado a game designers. Na literatura, tenho um romance policial chamado “Sol e Lua” publicado de maneira independente, uma antologia chamada “Histórias de Game Designers” que conta por ficção a vivência de game designers, além do conto “O Crime” (Editora SESC) e crônica “Fila de espera” (Editora Scortecci), além de outros realizados informalmente e publicado em jornal (Ônibus, Jornal A Notícia – Joinville).
São mais de 90 aulas sobre narrativas para games com média de 7 minutos por vídeo.
Contato Direto com o Instrutor para Sanar Dúvidas e Orientar Atividades do Curso, inclusive o seu primeiro projeto de jogo.
Estudo organizado para você seguir uma sequência correta – passo a passo – de aprendizagem e ganhar tempo, preparado por professor qualificado na área.
Seleção dos Melhores Conteúdos na Área, analisados e filtrados e você ganhar tempo com isso.
O curso conta com certificação digital ao final do curso oferecida ao terminar os módulos.
Estude os seus materiais sem limitação de tempo. Pode começar os estudos e terminar quando você desejar. Você define seu cronograma de estudos.
O curso oferece atividades práticas para você, caso deseje, fazer a sua narrativa de jogo, aplicando os conhecimentos vistos no curso e ainda com o acompanhamento e revisão do Fabiano.
Você pode estudar no celular, tablet ou PC, pois a plataforma do ambiente de ensino é responsiva.
O Game Script Journey é como uma jornada do herói. Você parte do mundo comum entendendo o básico das narrativas e seu contexto, indo adiante para ser chamado à aventura das narrativas aplicadas a games. Haverá diversos desafios nesse aprendizado, boas práticas, atividades e muito conhecimento. Até chegar à provação suprema, cujo momento será fazer a sua própria narrativa para games. Ao final do curso, após “sobreviver” a esta provação, o retorno com o elixir é dado com toda a transformação que essa experiência do curso te trouxe.
Você pode fazer o seu primeiro roteiro de jogo e protótipo e mandar para eu revisar, dando sugestões para seu game. Assim, você aprende com a prática e sob minha orientação ao menos em um projeto. Deixo disponível para você modelos para você fazer o seu Roteiro de Game, além de documentações complementares de Pré-Projeto (High Concept) e Projeto de Jogo. Também disponibilizo exemplos meus para você se basear e criar os seus planejamentos nos mais diversos tipos de jogos.
Disponibilizo para você em áudio todas as minhas experiências, recomendações e exemplos do que já fiz no meu trabalho como game designer, escritor e nas narrativas para games. Reforço questões fundamentais na área e em um formato bacana que te deixa livre para ouvir no carro, no ônibus ou em qualquer outro lugar.
O Twine é um software construído para construção de narrativas interativas e pode ser usado no planejamento do roteiro de um game. Ele é gratuito e neste módulo, eu ensino em vídeo como você pode utilizar seus recursos principais para organizar todo o fluxo do roteiro do seu game.
O curso te dá o acesso ao grupo de alunos do curso no Telegram onde te permite participar e trocar ideias comigo e com os alunos do curso. Também há um canal no Telegram para avisos importantes e promoções exclusivas para alunos. No Discord, há um canal que reúne todos os alunos dos cursos do Fábrica para trocar projetos, ideias, trocar conteúdos e outros.
Eu não tinha a menor ideia de como começar a escrever um roteiro para games. O curso Game Script Journey possibilitou meu primeiro contato com a estrutura narrativa. As lives foram muito importantes para tirar as dúvidas e possibilitar a interação com os demais alunos. Depois do curso me sinto mais confiante em colocar as minhas ideias no papel.
Aguinaldo Gonçalves
Tenho certeza que decidir ser aluno do Fabiano no curso de narrativa pra jogos foi uma das decisões acertadas de 2019! Escrever para jogos é muito diferente de escrever para qualquer outra mídia, e faltam no mercado cursos de qualidade sobre o tema. Por sorte, temos o curso de Narrativa para Jogos do professor Fabiano, que tem me ajudado muito nessa jornada. O trabalho do roteirista é fundamental no processo de criação de qualquer jogo, e o curso do Fábrica de Jogos ajuda a capacitar game designers a atuar com mais propriedade nessa área, não apenas revisando conteúdo teórico, mas através de exercícios e de uma “curadoria personalizada” (impressionante como o professor está sempre disponível pra tirar nossas dúvidas). E lembrem-se: o roteiro de um jogo pode ser tanto responsável pelo seu sucesso, quanto pelo seu fracasso. Super recomendo!
Paulo Eduardo Ribeiro
Comece agora por 12x de R$ 29,70 no cartão
Ou à vista por R$ 297,00 no boleto ou cartão ou pix.
Queremos que você esteja 100% satisfeito com sua decisão. Por isso, oferecemos um período de avaliação de 30 dias. Se, dentro desse período, você sentir que o curso não atende às suas expectativas, garantimos um processo de reembolso simples e direto, sem complicações.
Game Design é o conceito, planejamento e prototipagem do jogo, ou seja, como você concebe todos os elementos do jogo (fase, inimigos, personagens, itens, recursos etc) relacionados à mecânica, narrativa, estética e tecnologia. Isso de uma forma que eles estejam integrados, coerentes e entreguem ao jogador a experiência que você deseja. Ou, de maneira simples, que você divirta o jogador do seu jogo. Nesse sentido, não é fazer ilustração, arte, programar nem nada do gênero. Sinônimos: design de games, design de jogos, projeto de jogos.
O acesso ao curso é vitalício, ou seja, não há prazo para terminar ou de acessá-lo.
A plataforma conta com um certificado digital automático com o término do curso.
Sim, existe tanto o espaço para dúvidas dentro do ambiente dentro da aula, como no mensageiro instantâneo para sanar dúvidas e receber feedback das atividades propostas.
A plataforma oferece cartão de crédito à vista e parcelado (com juros) e boleto à vista. Para outras formas de pagamento, favor entrar em contato com o dono do curso via whatsapp ao final desta página de venda.
O curso é voltado para profissionais que desejam trabalhar como game designers (projetistas de jogos) tanto de jogos digitais quanto analógicos, mas também para aqueles que são de outras áreas do desenvolvimento de jogos (programadores, artistas…) e precisam ter noções da área de game design. Também recomendamos para pesquisadores e estudiosos do setor de games e iniciantes na área de game design.
Não, o foco do curso é na concepção (projeto) de jogos, ou seja, com um olhar de game designer (projetista de games) neste processo. Também não focaremos em fazer ilustração, animações e trabalhos de designers gráficos, artistas.
Sim, o curso é inteiramente online.
É interessante saber o básico da área de jogos ou ao menos conhecer a área como jogador. Caso não o tenha, tenho um curso gratuito bem rápido para você adquirir esses conhecimentos: Curso Conhecendo a Área de Jogos .
Para assistir as aulas e realizar as atividades propostas do curso, basta ter um computador com acesso à internet e editores de texto e planilhas eletrônicas. No caso de desejar desenvolver um jogo digital, conforme o que vai produzir, vão te exigir ferramentas ou computadores específicos (fica ao seu critério), mas para acessar e fazer as aulas do curso é tranquilo.
Com o pagamento no cartão de crédito ou pix, o acesso é imediato no seu e-mail cadastrado e sem prazo de término do curso. Você faz sua agenda de estudos. No pagamento via boleto, é necessário compensar o pagamento dele no banco. Assim que o banco confirmar o pagamento, automaticamente vai para o seu e-mail cadastrado o acesso. Também sem prazo de término do curso. Caso tenha algum problema com acesso, só contatar pelo e-mail [email protected] ou no telefone que consta no rodapé da página.